quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Presidente da Liga do Nordeste vai apresentar proposta de mudança na Série D

Eduardo Rocha vai apresentar a proposta no próximo dia 26 em Aracaju, durante o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2020. Foto: Canindé Pereira

O Blog de Marcos Lopes, no Portal OP9, traz uma matéria com o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, sobre uma proposta de mudança na Série D do Campeonato Brasileiro para o próximo ano. Segundo a publicação, Rocha vai apresentar a proposta no próximo dia 26 em Aracaju, durante o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2020.

Pela proposta, a primeira fase da última divisão do Brasileirão permaneceria como a de anos anteriores com 68 clubes divididos em 17 grupos de quatro equipes, classificando os 17 primeiros colocados mais os 15 segundos melhores colocados.

A partir da segunda fase que viria as mudanças propostas por Eduardo Rocha.  Os 32 classificados seriam divididos em quatro grupos de oito equipes cada. Estes clubes fariam 7 partidas somente de ida. Os primeiros colocados realizaram quatro partidas como mandantes.

A terceira fase contaria com 16 agremiações (4 classificados de cada grupo). Nela, os times também seriam divididos em dois grupos de oito, jogando sete partidas cada. Quem ficou em 1º no seu grupo na fase inicial joga 4 em casa e 3 fora, quem ficou em 2º faz 3 em casa e 4 fora, respeitando rigorosamente o critério técnico. Eduardo Rocha explica que na quarta fase os oito classificados fariam o cruzamento olímpico para definição dos quatro que subiriam para a Série C.

“Barateia custo e torna a competição mais justa. Espero a adesão dos clubes nordestinos e das federações, se não de todas, mas da maioria já que são interesses comuns”, disse ao blogueiro.

Vale lembrar que quatro equipes do Rio Grande do Norte vão disputar a Série D no próximo ano. América, que neste ano mais uma vez não conseguiu o acesso para a Série C, ABC e Globo, que foram rebaixados neste ano, e o Potiguar, que conseguiu a vaga no Campeonato Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário