quarta-feira, 9 de outubro de 2019

RN deve perder terceira vaga na Copa do Brasil 2020 para o Maranhão


O Sampaio Corrêa ficaria com a vaga do Globo, segundo o Futebol Maranhense. Foto: Rodrigo Rodrigues

Um ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) endereçado aos presidentes das federações estaduais reforça que para 2020 o Ranking Nacional de Federações (RNF), que será publicado em dezembro deste ano, vai apresentar alteração no posicionamento de algumas federações.

De acordo com o documento, essa medida resultará em “ganho” ou “perda” de vagas no principal torneio mata-mata do futebol brasileiro no próximo ano, caso uma federação mude de grupo.

O perfil no twitter Futebol Maranhense informa que o Rio Grande do Norte perderá uma de suas três vagas na Copa do Brasil para o Maranhão. O estado potiguar, segundo a publicação, seria ultrapassado pelo maranhense que herdaria a vaga.

De acordo com um levantamento disponibilizado do perfil na rede social, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) ocuparia a 14ª colocação no RNF deixando para trás a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), que sairia da 14ª para a 15ª posição. O último ranking de federações da CBF traz a FNF em 14º lugar e a FMFem 15º.

Pelo ofício da CBF, federações que estão no Grupo 3 (posicionadas de 6 a 14 no RNF) têm direito a três vagas, enquanto as que estão ranqueadas entre as posições 15 e 22 ficam com somente duas vagas na competição.

Com isso, o Sampaio Corrêa deve ficar com a vaga que seria para o Globo. A equipe potiguar foi a terceira colocada na classificação geral do Campeonato Potiguar 2019, ficando atrás do América, campeão, e ABC, vice-campeão estadual desta temporada. Pelo ofício, os dois maiores clubes potiguares ficam com as duas vagas.

Confira abaixo simulação de ranking do Futebol Maranhense e ofício da CBF aos presidentes das federações.

Ofício endereçado aos presidentes das federações extraído do Futebol Maranhense. Foto: Reprodução
 
Simulação publicada pelo Futebol Maranhense sobre o RNF. Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário